LUIZ PAGANO – Histórico & Projetos

Luiz Pagano: Explorador da Identidade Brasileira e Promotor da Transformação

Luiz Pagano é um artista conceitual que dedica seu trabalho a explorar a identidade brasileira e valorizar a riqueza cultural e as tradições do Brasil. Embora suas frentes de trabalho, como TUPI POP, CAUIM TIAKAU, HERÓIS DA BRUZUNDANGA e Blemya, abordem conceitos e temas diversos, há um ponto comum em seu trabalho: a busca por exaltar a singularidade do Brasil. Em cada um desses projetos, Pagano destaca e valoriza aspectos únicos da cultura brasileira. Ele combina elementos da cultura pop com referências às tradições indígenas, utiliza a sátira política como forma de expressão e até mesmo cria um mundo utópico. Seu objetivo é promover a apreciação e o entendimento da cultura brasileira, além de abordar questões sociais e políticas presentes na sociedade brasileira. Através da representação de Blemya, Pagano personifica o Brasil frente aos outros países do mundo. Para ele, Blemya representa o povo brasileiro, que muitas vezes é percebido como diferente e até assustador pelos olhos do resto do mundo. No entanto, Pagano enxerga essa diferença como uma oportunidade de transformação. Blemya, na visão de Pagano, é retratado como um ser evoluído, em perfeita harmonia entre intuição e ciência, com o coração próximo ao cérebro. Essa representação simbólica ilustra a capacidade do povo brasileiro de unir elementos emocionais e racionais, integrando sabedoria intuitiva e conhecimento científico. Ao ressignificar a percepção do Brasil, Pagano busca mostrar que o país possui potencial para alcançar uma evolução social, cultural e científica harmoniosa. Sua visão artística desafia estereótipos e destaca a habilidade do Brasil em integrar diferentes aspectos e perspectivas, buscando construir um futuro melhor. Luiz Pagano é um explorador da identidade brasileira, um defensor da riqueza cultural e das tradições do Brasil. Através de sua arte, ele promove a valorização do país e estimula a transformação, convidando-nos a repensar nossas percepções e a abraçar a diversidade como um caminho para um futuro mais brilhante e promissor.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Artista plástico paulista adota capivara como mascote da cidade


O Artista plastico Luiz Pagano 41 anos adotou as capivaras como mascote do paulistano, do mesmo modo que a deusa egípcia Tauret aparecia às margens do Nilo e trazia bênçãos às mulheres grávidas a Capivara aparece na cidade de São Paulo como um amuleto de prosperidade para a cidade e nos faz repensar na ecologia as margens deste rio poluído, e nos da a esperança de ter uma capital prospera e ao mesmo tempo em equilíbrio com a natureza.

A capivara já faz parte da rotina do paulistano, seja quando e avistada pelos passageiros da Linha "C" da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, ou quando sai das margens para a pista da Marginal Pinheiros, como quem quer chamar a atenção e dizer “vocês precisam cuidar mais do verde desta cidade, se não o fizerem, eu pessoalmente sairei das minhas margens para complicar o já caótico transito da minha cidade”.

Segundo funcionários do Projeto Pomar que administra a revitalização das margens do Rio pinheiros não é só a capivara que decidiu voltar para a capital “Com a remoção do lixo e o corte do mato, as equipes de trabalho acabaram fazendo várias descobertas.
Capivara Parade em São Paulo 
A mais importante é que a vida resiste a toda degradação do rio e das marginais.

Capivaras, gaviões, quero-quero, garças africanas, cobras, ratões do banhado e até um jacaré sobrevivem ao longo do Pinheiros, aumentando as esperanças de salvação do rio, futuramente”.

E para comemorar este importante símbolo paulistano Luiz Pagano coloca no mercado neste 454to aniversário da cidade uma série limitada de estatuetas da Deusa capivara, e nos faz pensar neste simpático animal que assim como ele, ama esta cidade e conseguem coexistir de forma harmoniosa com todo complexo de situações que envolvem o dia a dia do paulistano.

2 comentários:

LISON disse...

Saudações Especiais!!!

Quero parabeniza-lo pelas belissimas peças...

Uma maravilha...

Todas as peças tem vida...

Luz na mente!!!

Alegrias para tua Alma!!!

LISON.(Amazonas)

Luiz Pagano disse...

Olá Lison,

Recentemente realizamos um Capivara Parade em Curitiba. Que tal realizarmos um ai em sua terra?

saudações!!